12 de outubro de 2012

Vi em Sherlock, vi em Doctor Who




Pois ééé, todos já sabemos como a BBC só tem cinco atores, dois diretores e três cenários, então eles reaproveitam tudo e todos. Tivemos, recentemente, um grande buzz com a participação do nosso amado D.I. Lestrade (Rupert Graves) em Doctor Who, interpretando o safadinho John Riddell em “Dinosaurs on a Spaceship”, mas ele não foi o único ator de Sherlock a passar pelas câmeras de Who. Para os nossos WhoLockians especiais, trazemos um apanhado de quem esteve nas duas séries. Aproveitem!

Começamos cooom Rupert Graves, já mencionado acima. Rupert interpreta o famoso Greg Lestrade, da Scotland Yard, que apesar de fazer cara feia, acaba sempre confiando no Sherlock e em suas deduções. Em Doctor Who, ele apareceu como John Riddell em “Dinosaurs on a Spaceship”, caçador super charmoso e machista ( ninguém é perfeito :/ ) do início do século XX que, aos poucos, vê como as mulheres são bem mais do que ele imaginava, e acaba caidinho pela Rainha Nefertiti.

-


Já que estamos na Scotland Yard, vamos a mais um membro: Vinette Robinson! Quem é Vinette Robinson? Sally Donovan, é, aquela que esfregou o chão do Anderson, if you know what I mean. Ela não vai nem um pouco com a cara do nosso Freak favorito, e chega até a aconselhar o John a ficar longe dele. Em Doctor Who? Ela interpreta Abi Lerner, no episódio “42” da era Martha Jones, a médica da nave S. S . Pentallian, que parou de funcionar e vai se chocar com o sol em 42 minutos, e a primeira vítima a ser vaporizada pelo pessoal possuído pela Sol.

-

Continuando a sequência… Allons-y Alonso! Sim, o Alonso, da catchphrase do 10th Doctor, esteve em Sherlock também. Em Doctor Who, o ator Russell Tovey faz parte da tripulação da nave espacial Titanic, que se choca contra  a TARDIS no especial de natal de 2007, “Voyage of the Damned”. Alonso ajudou o Doctor a impedir que a nave se chocasse contra o Palácio de Buckingham, em Londres. Mais tarde, no episódio “The End of Time”, Alonso aparece num bar e toma uma cantada de ninguém menos que nosso Captain Jack Harkness. Ah, sortudo… Já em Sherlock, ele faz o apavorado Henry Knight, o riquinho atormentado por visões em “The Hounds of Baskerville” que contrata nosso detetive para solucionar o mistério do cachorro gigante que matou seu pai.

-

E falando em clientes de Sherlock Holmes, temos Bertie Carvel. Bertie interpreta Sebastian Wilkes, um dos banqueiros do episódio “The Blind Banker”, que foi colega de Sherlock na universidade. Ele contrata o detetive para descobrir como consequiram burlar a segurança do Shad Sanderson Bank para que possa consertar as falhas. Em Doctor Who, ele interpreta um homem misterioso a serviço de Harold Saxon em “The Lazarus Experiment”. Ele é responsável por convencer Francine Jones, a mãe da Martha, a não confiar no nosso lindo Doctor.

-

Já que estamos em “The Lazarus Experiment”, outro ator recorrente nesse episódio é ninguém mais ninguém menos que Mark Gatiss. Mark Gatiss não é apenas ator, mas também foi responsável por escrever alguns episódios de Doctor Who, sendo eles “The Unquiet Dead” (2005), “The Idiot’s Lantern” (2006), “Victory of the Daleks” (2010) e “Night Terrors” (2011). Além disso, já tem dois episódios da sétima temporada que serão escritos por ele. Não satisfeito em apenas escrever episódios, Mark Gatiss aparece em mais de um: ele faz o Lazarus em “The Lazarus Experiment”, o vilão do episódio que tenta se tornar mais jovem e acaba virando um monstro bizarro; ele também emprestou a sua voz ao Danny Boy, o piloto responsável por atacar a nave dos Daleks em “Victory of the Daleks”, fazendo de Mark Gatiss a única pessoa da história de Doctor Who a escrever e atuar num mesmo episódio. Mais tarde, em “A Good Man Goes to War”, Danny Boy apareceu de novo para resgatar Amy e Melody Pond no meio daquele grupo enorme de gente que o Doctor chamou pra ajudar. Não satisfeito com todas essas participações, Mark Gatiss ainda aparece em “The Wedding of River Song” como Gantok, a estranha criatura que se veste como um viking e que acaba passando informações sobre Doruim Maldovar (aquele gordinho azul que é decapitado pelos Headless Monks) ao Doctor, e morre devorado pelos crânios dos Headless Monks. Por fim, Mark Gatiss emprestou sua voz ao Master numa audio story de 2003. Em Sherlock, além de também ser responsável por escrever alguns episódios (“The Great Game”, “The Hounds of Baskerville” e um dos episódios, ainda sem nome, da terceira temporada), Gatiss encarna Mycroft Holmes, irmão mais velho de Sherlock com um cofcofpequenocofcof cargo no governo britânico.

-

A seguir, temos três atores que aparecem em Sherlock juntos num único episódio de Doctor Who: “The Fires of Pompeii”. Se lembram do taxista do primeiro episódio de Sherlock, “A Study In Pink”? O ator, Philip Davis, não só interpretou um serial killer em Sherlock, fazendo os assassinatos parecerem suicídios, como também assumiu o papel de Lucius Petrus Dextrus em Doctor Who, encarregado de construir um dispositivo que transformaria as pessoas do mundo em Pyroviles, monstros de rocha e magma. Ele estava trabalhando sob as ordens dos Pyrovilles e da Alta Sacerdotisa da Irmandade Sibyllina, que por sua vez…

-

Foi interpretada pela atriz Victoria Wicks, que, por sua vez, em Sherlock, fez Margaret Patterson, a esposa de Jeffrey Patterson, primeira vítima do taxista em “A Study in Pink”. A Alta Sacerdotisa, em “The Fires of Pompeii”, era a líder das Irmãs Sibyllinas. Uma delas, Spurrina, era interpretada por…

-

Sasha Behar, que em Sherlock faz a Doutora Louise Mortimer, a terapeuta de Henry Knight.


-

Aproveitando os personagens mega secundários, Peter Brooke também está tanto em Sherlock quanto em Doctor Who, interpretando personagens super anônimos em ambos. Em Sherlock ele faz o passageiro do taxista em “A Study In Pink”, quando o Sherlock persegue e para o táxi achando que o assassino é o passageiro. Em Doctor Who, ele faz um dos moradores daquele acampamento em “Daleks in Manhattan”, é o homem que, se vocês se lembram, é acusado de roubar o pão de outro dos moradores do Hooverville.


-


Um ator ainda mais secundário é Andrew Havill. Em Sherlock, ele apareceu no episódio “A Scandal in Belgravia”, como o homem que trabalha no Palácio de Buckingham e pede ajuda ao Mycroft para dar um jeito nas fotos escandalosas da Irene. Já em Doctor Who, ele aparece em “The Voyage of the Damned” como um dos tripulantes da nave-navio Titanic, mas morre ao ser sugado para fora da nave ao abrir uma porta.


-


Chipo Chung foi outra atriz de menor expressão, ao menos em Sherlock. Ela faz o papel de uma apresentadora de TV em “The Hounds of Baskerville”. Já em Doctor Who, ela apareceu em dois episódios: “Utopia”, o episódio de apresentação do Master na nova série, ela interpreta Chantho, uma Malmooth apaixonada pelo Professor Yana (que depois de abrir o relógio de bolso volta a ser o Master). Assim que toda a memória do Master retorna, ele a acerta com um cabo elétrico e, pouco antes de morrer, Chantho atira nele, ativando a regeneração. A segunda aparição dela foi no episódio “Turn Left”, no qual ela interpreta a cartomante que induz a Donna a mudar o seu passado.


-

Simon Paisley Day fez uma pequena participação em Sherlock como Major Barrymore, no episódio “The Hounds of Baskerville”, um dos militares da base que o Sherlock e o John invadem. Já em Doctor Who, ele aparece no segundo episódio da nova série, “The End of the World”, como o administrador azul da Plataforma Um, na qual o 9th Doctor e a Rose estão para assistir à explosão da Terra.

-

Voltando aos personagens mais conhecidos, Gemma Chan entrou no papel de Soo Lin Yao, no episódio “The Blind Banker” de Sherlock, a chinesa que cuidava dos sets de chá no museu, cujo irmão fazia parte da máfia chinesa de contrabandos manipulada por Moriarty. Já em Doctor Who, ela interpreta Mia Bennett no assustador episódio “The Waters of Mars” (sério gente, eles acham que tem água subterrânea em Marte e eu morro de medo), uma das astronautas morando na estação marciana, e é a única mulher a sobreviver, já que Adelaide se suicida após ser salva pelo Doctor.

-

E olha só, temos uma artista mirim! Sydney Wade fez o papel da nossa querida Melody Pond criança nos episódios “Day of the Moon” e “The Impossible Astronaut”. Em Sherlock, ela faz Claudie Bruhl, a menininha que é raptada junto com o irmão em “The Reichenbach Fall”, numa encenação de João e Maria arquitetada pelo nosso querido Jimmy Moriarty.


-

Terminados os atores, não posso deixar de falar de uma personalidade que, mesmo não atuando em nenhuma das séries, foi muito importante para as duas… É ele, Steven Moffat! Moffat é um dos co-criadores de Sherlock, e escritor de um terço dos episódios (“A Study In Pink”, “A Scandal in Belgravia”). Na era Davies, em Doctor Who, ele escreveu o episódio que é julgado, por muitos, o melhor da série nova: “Blink”, trazendo os temíveis Weeping Angels. Após o fim da Era Davies, Moffat tornou-se o escritor principal da série, sendo amado e odiado por muitos dos fãs.

-

Encerrando a postagem (ufa, finalmente), trago pra vocês uma participação, quem sabe, especial? Mas espera, não tem nada ali, é só uma cena de “The Hounds of Baskerville” e… oh wait. OOOOH WAIT. O que é aquilo ali no meio das árvores, no fundo?! Não parece uma… caixa… azul? Serááá? :OOO